De igual para igual
Pedro foi um ser humano digno de nossa Compaixão,e também de nosso respeito em algumas fases de sua história, nós vemos momentos em que ele exalta a Jesus, em outro momento ele se deixa levar, ouviu do próprio mestre: palavras duras, em outros ele deixa transparecer uma confiança tão grande que chega ficar de igual para igual com Jesus, Pedro era um pescador tinha companheiros de pesca, era destacado entre todos por sua personalidade forte, em sua chamada foi levado a um patamar de fé tão grande que em sua
humilhação Ouviu uma das frases mais celebres feitas por Deus ao Chamar um Homem,"...Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens".Mateus 4:19.
Vamos ao começo de tudo, a galileia outrora desprezada nos tempos do Rei Salomão, por ser uma terra sem futuro, infrutífera segundo a previsão de outro rei, agora nos tempos de Jesus, ele começa a chamar seus discípulos pela Galileia, outrora desprezada pelo Homem agora passa a ser o fundo histórico, do ministério de Jesus que seria chamado o Galileu. Na Galileia Jesus empresta o Barco de Pedro que estava lavando as redes cansado por ter pescado toda a noite, e não pegou nada, de peixe, após a prédica Jesus pede que este barco avance para o Alto mar,Um Grande Milagre acontece, milagre este que mudaria Pedro para sempre.
A vida de Pedro um pescador fadado ao Fracasso, porem houve um dia em que tudo mudou, suas palavras soarão nos ouvidos de Jesus como uma Oração jamais proferida pelo próprio Pedro em toda sua Vida, poucas palavras, porém era o Intimo e profundo da Alma de Pedro derramada aos Pés do maior Ganhador de Almas, que a Bíblia nos mostra "Jesus". Aqui se inicia a História do Apóstolo Pedro um Homem que em muitos momentos, nem de longe nós desejávamos ser como ele.
Porem chegando Jesus pergunta a seus discípulos:
__Que estão dizendo de mim?.
__Mestre estão dizendo muitas coisas.
__E vocês que pensam a meu respeito?
__Simão Pedro então nesta hora responde: Tu és o Cristo, O filho do Deus Vivo.
Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Veja quem não gostaria de ouvir da boca do próprio Jesus, uma palavra de ordem desta natureza, lendo se ver junto a esta declaração de Pedro uma das maiores Promessas que a Igreja recebe, e se torna uma Grande Bandeira de fé para todos os Cristãos: "...e as portas do inferno não prevalecerão contra ela..." Mateus 16:18.
Agora Pedro Continua seu processo de aprendizado sem saber ao certo o que lhe espera, seu futuro sua morte, seus escritos tudo isto neste momento estava oculto aos olhos de todos, porque "aquilo que os olhos não viram, e os ouvidos não ouviram, e não subiram ao coração".
Pedro no mesmo capitulo, chama Jesus e se deixa levar pelo seu entendimento, próprio, humano e terreno, aquele Pedro que declara que Jesus é o Cristo o Filho do Deus vivo, agora vem em uma tentativa vã, impedir o Cristo de Cumprir o seu propósito, e é repreendido pelo Senhor.
"Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens".Mateus 16:23.
Mostrando mais uma vez a sua personalidade Forte, e sua falta de entendimento e de interação com as coisas de Deus, que tristeza aquele Pedro que recebeu uma revelação de Deus, agora entra em cena como um instrumento de satanás, que usara até Eva, Pedro era muito fácil porque ainda não entendia os Planos e os projetos pela qual havia sido designado, e estava sendo preparado, haveria de passar por um grande e longo caminho, até chegar no ponto que Deus havia pre-determinado para sua vida, pouco depois destes acontecimentos, jesus se ausenta para o Monte e os discípulos estavam atravessando o mar. enxergam um vulto andando na direção do barco em que estavam, Jesus se apresenta, e pede que não tenham medo.
Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
E ele disse: Vem!, pedro desceu e foi em direção de Jesus. e difícil dizer como Pedro se sentiu a não ser que façamos uma analise argumentativa de que ele sentiu-se de igual para igual com jesus, por uma fração segundos ele pensa, "se ele pode eu também posso" e acha que pode fazer qualquer coisa sem Jesus, se desvia do seu proposito tira o olhar de Jesus, fixa seu olhos na força do vento e como ser humano sente Medo!.
Imediatamente afundando estende suas mãos e Jesus segura-o coloca-o no barco novamente e serve de exemplo para mim e para você, Não somos auto suficientes, estamos sujeitos mesmo estando ao lado do mestre de receber as revelações de Deus, e também de sermos usados pelo Diabo, ou até de acharmos que podemos ser igual a Deus, e podemos fazer o que ele faz, podemos até fazer o que ele faz, sabendo conscientemente que dependemos único e exclusivamente da nossa fé no Autor e consumador da nossa fé. Em todos os casos Jesus resolveu tudo quando Pedro recebeu a revelação, Jesus lhe mostrou que aquela revelação não era fruto do seu próprio entendimento, não era da carne nem do sangue era porem algo que vinha de Deus.
Quando pedro foi usado por satanás, Jesus prontamente repreende o Diabo e mostra a diferença entre o que vem de Deus e que provem da Terra. quando Pedro se exalta e quer andar por cima das águas como Jesus andou, Jesus não acusa Pedro.
__ Pedro Você se desviou Pedro,
__Deixou de Olhar pra mim Pedro,
__Quem mandou você querer ser com eu sou Pedro,
__Duvidar do meu poder da minha Glória,
Não Jesus não o condenou, Jesus conhecia Pedro era aquele que o havia duvidado, dado lugar ao Diabo, porem ali estava um Homem que precisava de ajuda e Jesus o ajudou pegou pela sua mão e o colocou dentro do Barco. E mais tarde ainda confiou o seu rebanho na sua responsabilidade.
Pedro agora em uma idade avançada com certeza lembra seu passado suas fraquezas, o quanto Deus lhe deu em poder,as pessoas eram curadas através sua sombra, os coxos saltavam em seus pés na frente do Templo,e Pedro escreve ao povo que permaneça fiel mesmo em meio as lutas e provas, quando chega a sua hora Pedro se recusa a morrer como seu mestre e profere a celebre frase usada por muitos pregadores no decorrer da História Relatada por Euzébio.
"Não sou Digno de ser Crucificado como meu mestre"
Foi atendido o seu pedido e crucificado de cabeça para baixo. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!
E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
Que o Senhor possa falar no profundo seu coração e te mostrar:
"QUE O SILÊNCIO DE DEUS SE VENCE NA ADORAÇÃO"
Nenhum comentário:
Postar um comentário